.

.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

BIÓPSIA


O câncer bucal ocupa uma posição de destaque entre os tumores malignos que acometem o organismo, devido a sua alta incidência e mortalidade. A prevenção e diagnóstico precoce de lesões cancerizáveis podem ser realizados pelo cirurgião dentista através de exames e orientações. A causa do câncer é desconhecida, porém estes fatores descritos acima e a exposição prolongada ao sol podem ser responsáveis pelo aparecimento de lesões cancerizáveis. Lesões cancerizáveis, são enfermidades bucais que quando não tratadas podem evoluir para um cancêr. 86,07% dos pacientes que apresentam câncer bucal são homens, sendo que 95,08% desses fumam.
Esta doença aparece geralmente como uma ulceração (ferida) com as bordas elevadas. Pode apresentar-se também com coloração branca e/ou vermelha. Essa ferida, no início, não dói e não cicatriza. Qualquer alteração de cor ou volume deve ser examinada pelo dentista, bem como dificuldade em falar ou engolir.Todos nós devemos fazer um auto-exame; diante do espelho, com uma boa iluminação, procure por feridas que permanecem na boca por mais de 15 dias, caroços (principalmente no pescoço e em baixo do queixo, súbita mobilidade dental, halitose (mau hálito), sangramento na gengiva, endurecimento da língua. É bom salientar que a maioria das lesões cancerosas são totalmente indolores no início.
É um tipo de câncer que geralmente ocorre nos lábios (mais freqüentemente no lábio inferior), dentro da boca, na parte posterior da garganta, nas amígdalas ou nas glândulas salivares. É mais freqüente em homens do que em mulheres e atinge principalmente pessoas com mais de 40 anos de idade. O fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco. Se não for detectado de maneira precoce, o câncer bucal pode exigir tratamentos que vão da cirurgia (para a sua remoção) à radioterapia ou quimioterapia. Este câncer pode ser fatal, com uma taxa de sobrevivência de cinco anos de 50%. Uma das razões pelas quais este prognóstico é tão negativo é o fato de que os primeiros sintomas não serem reconhecidos logo. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.
Como todos nós já sabemos e todas as estatísticas comprovam, esses dois agentes estão comumente associados ao câncer bucal, pois cerca de 70% dos portadores desta patologia são fumantes severos e assíduos consumidores de bebidas alcoólicas. Além disso, o câncer bucal pode ser provocado por excesso de radiação como os Raios-X ou os raios ultravioletas vindos do sol, pré-disposição genética, traumas contínuos e localizados etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário